Celebração Encerramento: Escuta Sinodal/Ano Famíli

• 27 de Junho de 2022

Celebração de encerramento Diocesana:

Fase Diocesana da Escuta Sinodal e

Ano da Família "Amoris Laetitia"

No domingo, dia 26/07/22, às 9:00 h, na Sé Catedral, em Jaboticabal, aconteceu a Celebração de encerramento da Fase Diocesana da Escuta Sinodal e do Ano da Família "Amoris Laetitia"  instituido pelo Santo Padre.

Na ocasião, a Celebração foi presidida pelo nosso Pastor Diocesano, Dom Eduardo, e concelebrada por representantes do clero (presbíteros e diáconos) entre eles o Pe. João Nicácio Pereira, coordenador da Equipe Sinodal, instituida pelo Bispo Diocesano para formar, instruir e acompanhar todo o processo sinodal Diocesano; o Pe. José Adalberto Salvini, Presidente da Comissão Pastoral Diocesana para a Família e a Vida, responsável geral pela organização e animação do Ano da Família "Amoris Laetitia" ; e o Pe. Rosinei Erasmo da Silva, Coordenador de Pastoral Diocesano.

Além deles, participaram também casais e representantes de todas as paróquias de nossa Diocese que, ao final da Celebração, receberam das mãos do Bispo Diocesano, um envelope preparado pelos membros da Comissão Pastoral Diocesana para a Família e a Vida, com material próprio para a implantação e manutenção dos trabalhos da pastoral familiar em suas comunidades.

Também foi entregue, por membros da Equipe Diocesana da Escuta Sinodal, o Relatório Final com a síntese e todo o material compilado e coletado durante os 7 meses de escuta das mais diversas realidades paroquiais, pastorais e sociais. Dom Eduardo, ao receber o documento, colocou-o aos pés da imagem da Padroeira Diocesana, Nossa Senhora do Carmo, representando a consagração deste árduo trabalho. Foram mais de 270 pessoas das mais diversas realidades entrevistadas; 82 participações pelo formuário online; 38 paróquias que enviaram suas contribuições, mais a colobaração de Presbíteros, Diáconos, Religiosos (as) e Leigos engajados e afastados da comunidade, que através do relatório final, serão enviadas, no dia 16/07, Solenidade de Nossa Senhora do Carmo, para a instância nacional na CNBB, que posteriormente encaminhara à instância continental e, por fim, à instância mundial no Sínodo dos Bispos com o Papa em 2023 e que muito ajudarão a Igreja a rever e organizar seu caminhar.

Deus Seja Louvado pela Riqueza das Famílias e pelas contribuições de todo o povo Deus na Vida da Igreja.

Veja, ou reveja a celebração pelo Canal da Sé Catedral no Youtube:

Veja algumas fotos deste momento: