SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI-JABOTICABAL/2022

SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI

CELEBRADA EM JABOTICABAL

POR DOM EDUARDO - 16/06/22

Todas as quintas-feiras, depois da oitava de Pentecostes, a Igreja celebra a festa de Corpus Christi, mas nem sempre foi assim. Vejamos, então, como essa festa tomou a proporção que ela tem hoje.

Uma primeira coisa a saber é que não existe registro do culto ao Santíssimo Sacramento fora da Missa no primeiro milênio. Nesse período, a Eucaristia ministrada fora da Missa era somente para os doentes.

A partir do segundo milênio, no entanto, por meio de um movimento eucarístico, cujo centro foi a Abadia de Cornillon, fundada em 1124, pelo Bispo Albero em Liége, na Bélgica, podemos constatar costumes eucarísticos: exposição e bênção do Santíssimo Sacramento, o uso dos sinos durante sua elevação na Missa e, consequentemente, a festa do Corpus Christi.

A Solenidade em honra ao Corpo do Senhor – “Corpus Chisti” –, que hoje celebramos na quinta-feira após a oitava de Pentecostes, mais precisamente depois da festa da Santíssima Trindade, é oficializada somente em 1264 pelo Papa Urbano IV.

O Santo Padre, movido pelo pelas visões de Santa Juliana, pelo prodígio de Bolsena e também a petição de vários bispos, fez com que a festa do Corpus Christi se estendesse por toda a Igreja por meio da bula Transiturus de hoc mundo, em 11 de agosto de 1264. Esses fatos foram marcantes para se estabelecer a festa de Corpus Christi.

Em nossa amada Diocese de Jaboticabal, todo o povo de Deus pode honrar, adorar e celebrar o Corpo Santo do Senhor, em celebração presidida por nosso Bispo Diocesano, DOm Eduardo Pinheiro da SIlva, junto aos padres e paróquias de Jaboticabal.

Confira algumas fotos: