NOSSA SENHORA APARECIDA NA DIOCESE DE JABOTICABAL

• 11 de Outubro de 2021

NOSSA SENHORA APARECIDA E SUA PRESENÇA AMOROSA

NA DIOCESE DE JABOTICABAL

Não podemos falar da Santa Padroeira do Brasil sem nos lembrarmos da Diocese de Jaboticabal. A Mãe Aparecida faz parte de nossa história, e o povo diocesano nutre importante e amorosa ligação com ela.

Uma prova dessa ligação histórica e afetiva profunda, é o “Milagre da Menina Cega”, saída de Jaboticabal com sua família no intuito de encontrar a Virgem Santíssima no santuário nacional a ela dedicado em Aparecida/SP. Lá chegando teve sua visão restaurada, milagre alcançado pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida.

Neste artigo iremos ver um pouco da história e da presença da Patrona Nacional em nosso território diocesano.

PARÓQUIA SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA – JABOTICABAL

Notícias históricas

A devoção a Nossa Senhora Aparecida, bem antiga no município de Jaboticabal e reforçada pelo chamado «milagre da menina cega» (um dos primeiros e mais divulgados «milagres» ligados à devoção à Virgem Aparecida) fez com que, no lado oposto da região central da Vila de Jaboticabal, na margem esquerda do córrego Jaboticabal, na chamada «Colina santa» surgisse no final do séc. XIX uma capela dedicada a Nossa Senhora Aparecida. No início do séc. XX é construída uma capela maior, atendida pela Paróquia da Catedral, que se torna igreja matriz em 1939. Acompanhando a veloz urbanização da região, intensificada na década de 1950 com o surgimento dos bairros Aparecida e Ponte Seca, um novo e majestoso templo foi inaugurado em 1955.

Data de criação: 28 de maio de 1939

Igreja Matriz: Em 1895 registra-se uma capela de taipa e pilão. Entre 1900 e 1910, em seu lugar é construída uma capela de alvenaria. A atual igreja matriz foi construída entre 1944 e 1956, sendo inaugurada em 25 de setembro de 1955.

Elevação a Santuário: Dom Eduardo Pinheiro da Silva SDB, elevou a igreja matriz a «Santuário Diocesano» no dia 08 de dezembro de 2017, no contexto do tricentenário do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba.

PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA – BEBEDOURO

Notícias históricas

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida é o primeiro desmembramento da Paróquia de São João Batista, até então única na cidade. Foi durante o paroquiato dos frades franciscanos nesta última e em comum acordo com os mesmos, que 150 Dom José Varani traçou o plano de dividir o núcleo urbano de Bebedouro em duas Paróquias, confiando a mais recente ao clero secular.

Data de criação: 07 de setembro de 1960

Igreja Matriz: A pedra fundamental foi abençoada no dia 12 de outubro de 1960 e a Matriz foi inaugurada no dia 24 de dezembro de 1963. Atualmente passa por ampla reforma. O Templo não é dedicado.

PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA – BOTAFOGO

Notícias históricas

A povoação do local se originou em torno à estação de trens da «Cia. São Paulo-Goyás» no ano 1911. Dessa década é a primitiva Capela da povoação, que tornou-se Distrito em 1922, atendido pastoralmente pela Paróquia de São 172 João Batista de Bebedouro até 1960 e daí em diante pela Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, da qual o seu território foi desmembrado.

Data de criação: 29 de novembro de 1964

Igreja Matriz: A primeira Igreja Matriz esteve em uso de 1957 a 1976, depois do que, com a construção do atual templo, foi demolida, restando «para lembrança» a torre sineira (campanário).

PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA – MONTE ALTO

Notícias históricas

A comunidade nasceu com o surgimento do conjunto habitacional Bandeirantes em 1980. Para atender pastoralmente a este e a outros grandes bairros do sudeste da cidade de Monte Alto (Bela Vista dos Mirantes, Centenário, Vale dos Sonhos e Jd. Jaqueline) surgiu a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, totalmente desmembrada da Paróquia de São Benedito.

Data de criação: 25 de janeiro de 2012; instalada canonicamente no dia 12 de maio de 2012.

Igreja Matriz: O primeiro templo foi construído em 1982. O atual templo começou a ser construído em 2002 e terminado em 2012.

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA – TERRA ROXA

Notícias históricas

A povoação se desenvolveu a partir de 1918 com a formação de grandes fazendas e a chegada da ferrovia. A primitiva capelinha, dedicada a Nossa Senhora Aparecida era a Capela da Fazenda Santa Carolina que, aos poucos, começa a ser de uso público, dando lugar a uma capela bem maior na década de 1920, aumentada na década de 1950. Até 1933, a capela foi atendida pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Viradouro.

Data de criação: 15 de agosto de 1933

Igreja Matriz: Na década de 1920, constrói-se a primeira Capela (demolida em 1972). A atual Igreja Matriz, em terreno diferente da primeira foi construída entre 1963 e 1972 e dedicada solenemente em 31 de outubro de 1997. Após uma grande obra de embelezamento, inclusive com a troca do altar, a Matriz ganhou aspecto interior totalmente novo em 2003.

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA – VIRADOURO

Notícias históricas

No finalzinho do séc. XIX surgem os primeiros fazendeiros, estabelecidos nas margens do rio Pardo. A primeira capela data de 1900 e, em 6 de março de 1905 é constituído o «patrimônio de Nossa Senhora Apparecida», atendido pela Paróquia de São João Batista de Bebedouro.

Data de criação: 15 de fevereiro de 1910

Igreja Matriz: A primitiva matriz era a capela erguida no início do século, depois ampliada. Em 1911 começam as obras de uma igreja maior, abençoada em 30 de setembro de 1927 e demolida em 1978. A atual igreja matriz foi construída entre 1978 e 1980 e inaugurada em 18 de junho de 1981.

Fraternalmente,

Leonardo David D’Alóia

Secretário de Pastoral Diocesano / Representante Diocesano dos Leigos

Fonte:

CERVI, Marcelo. Brasonário da Diocese de Jaboticabal. Jaboticabal, 2019.