COMEÇA A PREPARAÇÃO DA CONSULTA SINODAL NA DIOCESE

• 25 de Agosto de 2021

COMEÇA A PREPARAÇÃO DA CONSULTA SINODAL

NA DIOCESE DE JABOTICABAL

No dia 12 de agosto de 2021, o senhor Bispo Diocesano, Dom Eduardo Pinheiro da Silva, SDB, nomeou a EQUIPE DIOCESANA DA CONSULTA SINODAL, encarregada de estruturar e coordenar os trabalhos em vista do Sínodo dos Bispos 2023, que tem por tema: “POR UMA IGREJA SINODAL: COMUNHÃO, PARTICIPAÇÃO E MISSÃO”. De modo particular, a equipe deverá ocupar-se da dinamização da fase diocesana da Consulta (que começa em outubro de 2021 e vai até abril de 2022), preparatória à fase continental (a iniciar-se em setembro de 2022). A equipe, da qual o Bispo é o presidente, está composta pelos seguintes membros: Pe. João Nicácio Pereira (Coordenador), Diác. Sérgio Clemente Ferreira Jr. e Sr. Leonardo David D’Alóia (secretários), Pe. Marcelo Adriano Cervi (Assessor), Pe. Robert Ferreira, Sra. Maria Helena Campanelli Galhardi, Sra. Susana Maria Panosso Ferreira e Ir. Maria Helena Aparecida, MSCS (membros).

A primeira reunião da equipe aconteceu na manhã do dia 18 de agosto de 2021, de forma virtual, com as boas vindas e apresentação dos trabalhos e objetivos, da parte do sr. Bispo, uma explanação sobre o processo sinodal, por conta do assessor, e várias considerações e sugestões dos demais membros da equipe. Foram esclarecidos alguns aspectos práticos do caminho sinodal na sua fase diocesana, como lema, tarefas, data de abertura e data limite da fase da consulta. A Diocese de Jaboticabal, em comunhão com todas as Igrejas Particulares do mundo, fará a abertura do processo de escuta no final de semana 16 e 17 de outubro de 2021, sendo o dia 16 reservado para uma tarde de formação sobre o caminho sinodal e o dia 17, pela manhã, para uma Concelebração Eucarística presidida pelo Bispo Diocesano, com diversas representações das mais variadas expressões da Igreja Diocesana.
A equipe continuará a reunir-se esporadicamente para encaminhar os seus trabalhos, dedicando tempo e esforços para que o momento da escuta aconteça, de fato, como exercício de pertença, compromisso e corresponsabilidade dos batizados na vida da Igreja, conforme as indicações da Secretaria do Sínodo, procurando fazer com que a a sinodalidade seja uma modalidade efetiva de participação de todos no caminho da Igreja. O processo de escuta no caminho sinodal é, como disse o Cardeal Marc Grech, Secretário do Sínodo dos Bispos (entrevista a Vatican News, 21/07/2021), a colocação em prática daquele antigo princípio segundo o qual «“todos devem discutir o que interessa a todos”. Não se trata de democracia, populismo ou coisa do gênero; é a Igreja sendo Povo de Deus, e este Povo, em razão do Batismo, é sujeito ativo na vida e na missão da Igreja».
#SYNOD2023
#diocesedejaboticabal