Solenidade de Nossa Senhora do Carmo – 16 de Julho

• 22 de Julho de 2021

Solenidade de Nossa Senhora do Carmo

16 de Julho

NOSSA DIOCESE COMPLETA 92 ANOS DE HISTÓRIA, SOB A PROTEÇÃO MATERNA DE NOSSA SENHORA DO CARMO!

Maria, envolvida pela sombra do Espírito de Deus, é a Virgem do coração novo, que dá um rosto humano à Palavra que se faz carne. É a Virgem da escuta sapiente e contemplativa, que conserva e medita no seu coração os acontecimentos e a palavra do Senhor. É a discípula fiel da sabedoria, que busca Jesus – Sabedoria de Deus– e pelo seu Espírito se deixa educar e plasmar para assimilar na fé o estilo e as opções de vida. Assim educada, Maria é capaz de ler as "grandes coisas" que Deus realizou nela para a salvação dos humildes e dos pobres.

Maria, sendo também a Mãe do Senhor, torna-se a discípula perfeita dele, a mulher de fé. Segue Jesus, caminhando juntamente com os discípulos, e com eles compartilha o penoso e comprometedor caminho que exige acima de tudo o amor fraterno e o serviço mútuo. Nas bodas de Caná ensina-nos a acreditar em seu Filho; aos pés da Cruz torna-se a Mãe de todos os crentes e com eles experimenta a alegria da ressurreição. Une-se com os outros discípulos em «oração contínua» e recebe as primícias do Espírito, que enche a primeira comunidade cristã de zelo apostólico.

Maria é portadora da boa nova da salvação para todos os homens. É a mulher que cria relações de comunhão, não só com os círculos mais restritos dos discípulos de Jesus, mas também com o povo: com Isabel, os esposos de Caná, as outras mulheres e os "irmãos" de Jesus.

Na Virgem Maria, Mãe de Deus e modelo da Igreja, os cristãos encontram tudo aquilo que desejam e esperam ser. Por isto, Maria foi escolhida com patrona e educadora dessa valiosa parcela do povo de Deus que forma a Diocese de Jaboticabal, da qual é também chamada Mãe e Esplendor, e tida sempre pelos seus filhos diocesanos, diante dos olhos e no coração, como a "Virgem Puríssima". Olhando para ela e vivendo em familiaridade de vida espiritual com ela, aprendemos a estar diante de Deus e juntos como irmãos do Senhor. Maria, de fato, vive no meio de nós como mãe e como irmã, atenta às nossas necessidades, e junto a nós atende e espera, sofre e alegra-se.

O escapulário é sinal do amor materno, permanente e estável, de Maria para com osos seus amados filhos diocesanos.

REVEJA A CELEBRAÇÃO EM HONRA À NOSSA PADROEIRA,

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO CARMO

Senhora do Carmo, Mãe admirável, olhai clemente para estes vossos filhos, prostrados na vossa presença. Humildemente vos pedimos que nos aceiteis no número dos vossos filhos. Infundi em nosso coração o amor ao bem, vesti nossa alma com o Escapulário da graça divina. Que nós, seguindo o caminho que conduz à perfeição, possamos, sob a vossa proteção e na presença de vosso Filho, alcançar a felicidade eterna.

Amém!

FOTOS DO SOLENE NOVENÁRIO E FESTA EM HONRA À NOSSA SENHORA DO CARMO