ANIMAÇÃO MOTIVA COMUNIDADES-ESCUTA CELAM

ANIMAÇÃO MOTIVA COMUNIDADES A ORGANIZAREM

PROCESSO DE ESCUTA PARA A

ASSEMBLEIA ECLESIAL DA AMÉRICA LATINA E DO CARIBE

Para ajudar as comunidades a organizarem e promoverem o processo de escuta para a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, foi produzida pela equipe de comunicação da diocese de Joinville (SC) e do Regional Sul 4 da CNBB uma animação com a história de uma comunidade paroquial que se mobiliza para contribuir neste caminho sinodal da Igreja no continente.

Padre Aparecido liga para Terezinha, uma liderança na comunidade para marcar um momento de formação em vista da Escuta para a Assembleia Eclesial, cujo tema é “TODOS SOMOS DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS EM SAÍDA”. O encontro continental está marcado para ocorrer em novembro, tendo como sede principal a Cidade do México, no México.

A história que sucede do diálogo entre o padre e a liderança da comunidade explica o passo-a-passo do que pode ser feito nas comunidades e grupos para desenvolver o processo de escuta e envolver todo o povo de Deus na Igreja no Brasil na participação e no apontamento do que queremos e sonhamos para a Igreja na América Latina e Caribe.

“Como discípulos missionários, reunidos sinodalmente na Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe, relembraremos o que aconteceu na V Conferência Geral de Aparecida, e contemplando contemplativamente nossa realidade com seus desafios, reacenderemos nosso compromisso pastoral para que, em Jesus Cristo, os nossos povos têm uma vida plena e nos novos caminhos para 2031 + 2033”, contextualiza a organização da assembleia.

Todo esse processo está sendo feito à luz da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho, em 2007, e do Documento de Aparecida sucedido deste encontro. O Papa Francisco, que motivou a realização desta assembleia, participou da Conferência de Aparecida como como arcebispo de Buenos Aires, e foi o relator do texto.

Confia e compartilhe o vídeo: