BISPOS APROVAM A PUBLICAÇÃO DO TEXTO SOBRE O TEMA

BISPOS APROVAM A PUBLICAÇÃO DO TEXTO SOBRE O TEMA

BISPOS APROVAM A PUBLICAÇÃO DO TEXTO SOBRE O TEMA

  • 15 de Abril de 2021
  • Publicado, 13:26:52

BISPOS APROVAM A PUBLICAÇÃO DO TEXTO SOBRE O

TEMA CENTRAL NA SÉRIE DE ESTUDOS DA CNBB

 

          Após um amplo processo de discussão prévio à 58ª Assembleia Geral Ordinária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e de ser apresentado duas vezes na plenária virtual durante o evento on-line, o texto “Animação Bíblica da Pastoral a partir das comunidades eclesiais missionárias” foi aprovado pelo episcopado brasileiro na tarde deste terceiro dia, 14 de abril.

          A última versão do texto, com a incorporação das sugestões, foi apresentada aos bispos pelo arcebispo de Curitiba (PR) e presidente da Comissão da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico Catequética da CNBB, dom José Antônio Peruzzo. Ele coordenou o grupo que elaborou o texto do tema central.

          Como a Assembleia não pode aprovar um documento em seu formato on-line, o bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, consultou os bispos sobre a confiança na equipe para incorporar as sugestões finais e sobre a possibilidade de aprovar a sua publicação na série de “Estudos da CNBB”, pela editora da entidade. O episcopado brasileiro aprovou a publicação. Abaixo, seguem outros destaques da pauta na tarde deste terceiro dia.

Mensagem ao Povo Brasileiro

          O arcebispo da arquidiocese de Salvador (BA), primaz do Brasil, cardeal Sergio da Rocha fez a leitura da primeira versão da Mensagem ao Povo Brasileiro, a ser divulgada no final da 58º AG CNBB. Os bispos enviaram suas sugestões à equipe que voltará a se reunir para incorporar os acréscimos. O cardeal Sergio afirmou que a equipe vai procurar fazer o melhor possível para que a mensagem seja fiel aos anseios e reflita a visão do episcopado brasileiro.

Edições CNBB

          O diretor geral da Edições CNBB, monsenhor Jamil Alves de Souza apresentou um balanço bienal (2019-2020) da Edições CNBB. Ele destacou o processo de modernização do sistema de gestão da editora, a implantação de metas dos colaboradores, marketing digital e e-commerce e aumento de publicações digitais. No biênio, segundo ele, foram publicados mais de 526 títulos. Em 2021, foram lançadas 100 publicações.  A editora tem 505 mil assinaturas de Igreja em Oração, roteiros Homiléticos, entre outros.

Organismos do povo de Deus

          Cada organismo do povo de Deus apresentou aos bispos a síntese das ações que está desenvolvendo no âmbito da sua atuação. A presidente da Conferência Nacional dos Religiosos do Brasil (CRB), irmã Maria Inês, informou que a 10ª Assembleia Nacional dos Organismos do Povo de Deus está prevista para agosto de 2022.

          O primeiro a se apresentar foi a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) seguido pela Conferência Nacional dos Instituto Seculares (CNISB), o Conselho Nacional de Presbíteros (CNP), o Conselho Nacional dos Diáconos (CND) e o Conselho Nacional de Leigos e Leigas  (CNLB).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar postagem nas redes sociais: