O VALOR DA FAMÍLIA CRISTÃ

• 25 de Maio de 2021

O VALOR DA FAMÍLIA CRISTÃ NA VISÃO DOS PADRES DA IGREJA

A família cristã recebeu dos santos padres, primeiros escritores cristãos uma importância considerável, seja do ponto de vista bíblico, seja do ponto de vista da realidade. Num mundo conturbado em relação à estrutura familiar, é preciso sempre voltar às fontes para que a família cristã continue a ser o bem precioso que Deus criou para o louvor de todos e de toda a humanidade.

Deus quer a honra dos pais pelos filhos e pelas filhas

Os filhos são chamados a honrar os seus pais. Por isso no livro do Êxodo fala-se da importância das pessoas honrarem os seus pais: Honra teu pai e tua mãe, porque esteja bem e viva por longo tempo sobre a terra (cfr. Ex 20,12). João Crisóstomo, bispo do século V, afirmava que o bem maior para os filhos e filhas é ter uma velhice feliz, uma vida com durabilidade, sendo como prêmio para aqueles que honrarem os próprios pais. Seria um mal supremo, dando-se uma morte precoce, por aqueles e aquelas que castigarem ou abandonarem os seus pais. Quem é prepotente contra os próprios pais não comete injustiça só contra eles, mas contra todas as pessoas. Mas quem aos seus pais faz obras de caridade, ajuda a melhorar o mundo, a realidade onde se vive.

A importância da educação familiar

São João Crisóstomo elaborou algumas instruções dos pais para com os seus filhos e filhas. É preciso educá-los com grande solicitude, admoestando-os no Senhor. Ela falava da juventude que é uma etapa difícil, de modo que muitos a guiem, a instruam, a acompanhem, a nutram. Colocando-se limites desde o início, na bondade e na firmeza, os pais não sofrerão muito pelos anos sucessivos, porque o hábito das coisas boas e difíceis tornar-se-á para eles e elas, lei, vida decorrente. Um dom grande foi dado aos pais, os seus filhos e as suas filhas, de modo que sejam bem-educados no serviço, no amor a Deus, ao próximo e a si mesmos. Se a raiz é boa, no caso os pais, também os ramos, os filhos e as filhas tem maior possibilidades de desenvolverem-se bem.

O cuidado para com os pais

Ambrósio, bispo de Milão do século IV, afirmava que não deveria faltar nada aos pais, por parte de seus filhos. Honrar significa tratar segundo os merecimentos. Você é chamado a nutrir o seu pai, a sua mãe. O fato é que se deve nutrir os seus pais e sobretudo a mãe, não a recompensando com dor, os tormentos que ela sofreu por você. Será fundamental que você, especialmente no tempo da velhice, nutra seus pais de todo bem que estiver ao seu alcance, seja materialmente, ou, afetivamente. O Apóstolo Paulo afirma categoricamente que: "Quem se descuida dos seus, e principalmente dos de sua própria família, é um renegado, pior que um infiel." (cfr. 1 Tm 5,8).

Conclusão

Percebemos o valor da família cristã nos santos padres, como orientação, educação, e para viver bem na alegria e no amor consigo mesmo, com os outros e com Deus. Valorizemos a família, o dom de Deus para todas as pessoas, as vocações que surgem na família, na igreja, na sociedade e no Reino de Deus.

Fraternalmente,

Comissão Pastoral para a Família e a Vida

Fonte: https://www.cnbb.org.br/o-valor-da-familia-crista-na-visao-dos-padres-da-igreja/