Diocese

COMISSÃO VOLTA A REALIZAR, EM AGOSTO,

SÉRIE DE LIVES FORMATIVAS SOBRE

OS 30 ANOS DO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA

A Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) volta neste mês de agosto a realizar a série de lives formativas sobre os 30 anos do Catecismo da Igreja Católica.

Desta vez a live formativa tem como objetivo refletir sobre a terceira parte do Catecismo: “A vida em Cristo”. Serão feitas duas seções que contarão com reflexões da professora e doutora em Teologia, Maria Inês Millen, nos dias 4 e 25 de agosto, às 19h30, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da CNBB (Youtube e Facebook) e Catequese do Brasil, no Youtube.

A primeira seção, segundo o assessor da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, padre Jânison de Sá, desenvolve a moral fundamental: a vocação do homem; a Vida no Espírito (1699-2051). Já a segunda vai se dedicar à moral especial: Os 10 mandamentos (2052- 2557). “Elas serão formações importantes para revisitar os ensinamentos contidos no Catecismo, particularmente esta terceira parte que reflete sobre a teologia moral”, explica o padre.

O Catecismo da Igreja Católica começou a ser pensado a partir do Sínodo Extraordinário dos Bispos que celebrava o XXV aniversário do encerramento do Concílio Vaticano II. Padre Jânison salienta que o Documento é fruto de um longo processo colegial que, para além da participação dos bispos, contou com a contribuição de especialistas em catequese, Bíblia, teologia dogmática e demais, resultando assim como fruto do Concílio Vaticano II.

“O Catecismo da Igreja Católica não apresenta uma metodologia e pedagogia catequética, ou seja, a dinâmica usada para os encontros de catequese a serviço da Iniciação à vida Cristã em nossas paróquias e comunidades. Mas encontramos as grandes linhas e temas que devem ser alimento sólido para quem pretende conhecer os conteúdos da vida cristã e vivenciar no quotidiano como discípulos e missionários de Jesus Cristo. É também um instrumento importante para a formação teológica de nossos catequistas”, diz o padre Jânison.

Acompanhe a live:

https://youtu.be/DhIF46mnn9o

As lives formativas sobre os 30 anos do Catecismo ocorrem desde o mês de março deste ano e têm ajudado a revisitar as principais temáticas do Documento, além de aprofundar o seu sentido com a ajuda de assessores convidados para cada mês.

Segundo Mariana Venâncio, assessora da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, as lives que aconteceram até agora foram importantes para que todos tivessem a consciência da riqueza do material contido no Catecismo da Igreja Católica.

“Muitos relatos que acompanhávamos pelos comentários do chat ao vivo, testemunhavam o quanto as pessoas ficavam, ao mesmo tempo, maravilhadas diante da profundidade e abrangência do conteúdo, mas também mais conscientes das razões da própria fé”, disse.

Para Mariana as lives estão sendo uma ferramenta importante para uma leitura mais consciente do Catecismo da Igreja Católica, que reconheça seu lugar e sua conexão com a Escritura, a Tradição e o Magistério.

“Além disso, elas também contribuíram para que, desde o início do ano, já marcássemos 2022 com a celebração dos 30 anos do CIgC, que vai se intensificar agora, que a data se aproxima”, afirmou.

Até o momento foram realizadas 9 lives, com diferentes temáticas como “A Profissão da Fé” e a “Celebração do Mistério Cristão”. Reveja cada uma delas nos links abaixo:

Mês    Tema    Assessor    Datas  
Fevereiro   Introdução    Assista (aqui) 24 de Fevereiro de 2022  
Março    PRIMEIRA PARTE – A PROFISSÃO DA FÉ
Primeira seção   
Padre Abimar    10 e 24 de Março de 2022  

 

Assista (aqui).

e  

Assista (aqui)   

Abril    PRIMEIRA PARTE – A PROFISSÃO DA FÉ
Segunda seção   
Irmã Sueli    07 e 21 de Abril de 2022  

 

Assista (aqui)

  

Assista (aqui)

  

Maio     SEGUNDA PARTE – A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO CRISTÃO  

 

Primeira seção   

Pe. Patrick Brandão    05 e 19 de Maio de 2022   

 

Assista (aqui)

  

Assista (aqui

  

Junho    SEGUNDA PARTE – A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO CRISTÃO  

 

Segunda seção   

Dom Armando Bucciol    23 e 30 de Junho de 2022  

 

Assista (aqui

e  

Assista (aqui)  

  

Julho   Seminário Nacional de Catequese      11 a 15 de Julho   

 

Assista (aqui

  

Agosto   TERCEIRA PARTE – A VIDA EM CRISTO  

 

Primeira seção   

Maria Inês de Castro Millen   

 

 

04 e 25 de Agosto de 2022  

 

Assista (aqui)

e

Assista (aqui)

O Catecismo da Igreja Católica (CIC)

O Catecismo da Igreja Católica é uma exposição sistemática da doutrina Católica publicada no ano de 1992. A apresentação do seu conteúdo está organizada em quatro partes, a saber, a fé professada (a explicação do Credo), a fé celebrada (a apresentação da liturgia da Igreja), a fé vivida (a moral ou exigências dos mandamentos) e a fé rezada (a vida de oração da Igreja).

As bases que fundamentam toda essa apresentação são: a Sagrada Escritura, a Tradição Apostólica e o Magistério da Igreja. Esse conteúdo constitui a riqueza do pensamento da Igreja sobre os mais variados assuntos e dimensões da vida da pessoa humana, da Igreja e da sociedade.

Saiba onde adquirir a publicação, pelas Edições CNBB, (AQUI).