INICIADO O PROCESSO SINODAL EM NOSSA DIOCESE

FORMAÇÃO 16/10

MISSA DE ABERTURA, DIA 17/10

“Sínodo” é uma palavra antiga na tradição da Igreja. Indica o caminho feito com o Povo de Deus, “com” e o “caminho”. Desde os primeiros séculos, são designadas com a palavra “sínodo” as assembleias eclesiais convocadas em vários níveis para discernir, à luz da Palavra de Deus, questões doutrinais, litúrgicas, canônicas e pastorais. O termo “sinodalidade”, por sua vez, indica o específico modo de viver a Igreja, Povo de Deus, que manifesta e realiza concretamente o seu ser comunhão no caminhar juntos.

Assim como aconteceu em todas as Dioceses do mundo, também nós, nos dias 16 e 17 de outubro, demos início a um caminho sinodal de participação, comunhão e escuta em nossa Igreja. Esta é a primeira fase de um longo caminhar que a Igreja Católica estará realizando até outubro de 2023, quando, então, acontecerá o Sínodo dos Bispos, em Roma. Portanto, temos, nós também, algumas questões a conversar, rezar, partilhar e responder. Já fizemos isto noutras vezes, sobretudo com o sínodo dos jovens, mas nunca nesta abrangência mundial, envolvendo a todos. Nosso Papa Francisco já nos disse que “o caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio (Papa Francisco, 17 de outubro de 2015)”. E o tema da reflexão toca justamente naquilo que expressa a vida da Igreja na história: “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.

Sem dúvida, o caminho sem a participação de todas as Igreja diocesanas seria muito mais fácil. Contudo, o caminho com todos participando é infinitamente mais rico e valioso. Vimos com muita alegria este caminho proposto pelo Papa se iniciar aqui, em nosso território diocesano. Tivemos uma importante formação preparada no dia 16/10, esclarecendo, formando e motivando os principais responsáveis por dinamizar esse processo. Para o MOMENTO FORMATIVO, no sábado, dia 16/10, foram CONVOCADOS APENAS AQUELES QUE ESTARÃO DIRETAMENTE ENVOLVIDOS COM O PROCESSO DE ESCUTA, NAS PARÓQUIAS, NAS PASTORAIS, MOVIMENTOS E NOVAS REALIDADES ECLESIAIS.

E, no dia seguinte, abrindo oficialmente a fase diocesana de escuta sinodal, celebramos a Santa Missa na Catedral, presidida por Dom Eduardocom representações leigas das paróquias, do clero, dos religiosos e religiosas e das diversas pastorais, movimentos e realidades eclesiais atuantes em nossa Igreja Particular.

Esta celebração foi transmitida pelas mídias digitais sociais da Diocese e permanece disponível para quem quiser viver ou reviver esse lindo momento. (https://youtu.be/c_w-RfuDkFM)

CONFIRA AS FOTOS DOS DOIS ACONTECIMENTOS: